24 de setembro de 2009

Mostra Caixola - Inscrições Abertas



Felizmente chegamos a terceira edição do projeto. Este ano com mais animação por termos conseguido o apoio do Ministério da Cultura. Aquela idéia de 2004, tonou-se realidade em 2007, sobreviveu em 2008 e tenta sua estabilidade definitiva neste ano, visando uma abertura nacional do concurso.
Imprescindível foi a constituição do Núcleo Audiofotográfico, na PUC, pois através das atividades desenvolvidas com os alunos tivemos condições de realizar os eventos anteriores, iniciarmos as pesquisas, e fundamentarmos nossa experimentação, por mais louco que isto pareça. Mas ainda estamos longe do ideal, pois o plano maior é agregar e trocar com pessoas da comunidade, numa relação em que esperamos contribuir socialmente com o entendimento, pesquisa e desenvolvimento de trabalhos; assim como com outros "núcleos" Brasil afora e quem sabe, mundo afora, para enriquecermos e descobrirmos mais e mais possibilidades entorno do "audiovisual fotográfico", do audiofotográfico, e de outras vertentes.

Agradeço a todos, aos amigos que contribuíram para aqui chegarmos,
aos meus alunos, e profissionais envolvidos nesta etapa. Em especial à minha família, que a cada dia tem dado-me mais suporte e força para que este projeto siga em frente.

Participe, divulgue, envie, sugira, critique...

Mais informações no site:
www.mostracaixola.com.br


ou através do e-mail:
info@mostracaixola.com.br


Abraço,

André

15 de setembro de 2009

Copa Peugeot-Blumenau

Neste final de semana cobri mais uma etapa da Copa Peugeot de Rally, em parceria com os camaradas Zé Mario, Fábio Davini e meu irmão Daniel. A etapa foi muito bacana, com ótimas paisagens e cenários, além de muita emoção (com uma dupla já campeã na categoria 206 Master).
Confesso que além de cumprir com minhas "obrigações" profissionais, são outros momentos que me completam nesta atividade de fotógrafo, a vivência, desta vez na comunidade germânica, que foi bastante hospitaleira, vibrou com a passagem dos carros, principalmente na prova de velocidade, tomando muitas e boas cervejas locais. Deixo a dica de uma região que eu não conhecia e me surpreendeu, a região rural entre Blumenau e Pomerode, não deixe de conferir!!

Algumas imagens do rally de Regularidade e de Velocidade:














Espero que tenham curtido, deixem suas críticas, dúvidas e comentários, a próxima etapa será em Curitiba.

Abraço,

10 de setembro de 2009

Este cara tem muita história pra contar...

Sim, ele tem. E tem fotos também para mostrar, e genorosidade para dividir. Em minhas visitas diárias no blog do Pedro Martinelli, vi hoje esta história incrível quando ele o repórter João Santana foram visitar o Pierre Verger. De arrepiar, principalmente para quem conhece lá a fundação...E como semana já tinha escrito sobre Imagens do Sagrado. Não poderia deixar de indicar.

http://www.pedromartinelli.com.br/blog/?p=2012

Abç,

André

4 de setembro de 2009

Imagens do Sagrado

Acontece hoje, às 19:00, o lançamento do livro do fotógrafo e Prof. Fernando de Tacca


ABERTO AO PÚBLICO

O Instituto IDD, Faculdades ESEEI e Fundação Cultural de Curitiba estão promovendo o lançamento do livro “Imagens do Sagrado”, e uma palestra com o fotógrafo, professor, pesquisador e escritor, Fernando de Tacca, Dr., livre docente da Unicamp – SP. O lançamento e a palestra acontecem no dia 04 de Setembro, as 19 horas, na sala Scabi do Centro Cultural Solar do Barão. O acontecimento faz parte de uma série de eventos promovidos pelo curso de especialização Fotografia e Imagem em Movimento coordenado pela fotógrafa e mestre em antropologia, Joseane Daher.

Fernando de Tacca é fotógrafo, doutor em Antropologia pela USP, e professor livre docente no Instituto de Artes/Unicamp. Foi professor brasileiro visitante na Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka, Japão (1995-1997) e assumiu a Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade de Buenos Aires (2004).Foi contemplado no I Concurso Marc Ferrez de Fotografia (Funarte, 1984) e pela Bolsa Vitae de Artes 2002. Em 2006 ganhou o Prêmio Pierre Verger de Fotografia da Associação Brasileira de Antropologia e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (Unicamp). Publicou o livro A Imagética da Comissão Rondon, e inúmeros artigos sobre fotografia, cinema e antropologia visual. Realizou várias exposições fotográficas no Brasil e no exterior. Criador e editor da Revista Studium.

O livro trata do embate midiático de imagens de candomblé realizadas na cidade de Salvador, Ba, e publicadas nas revistas O Cruzeiro e Paris Match no ano de 1951, envolvendo personagens importantes do jornalismo, da antropologia e do cinema, e também intelectuais de outras áreas (José Medeiros, Henri-George Clouzot, Roger Bastide, Alberto Cavalvanti, Pierre Verger, Odorico Tavares, entre outros). O fato implicou em forte polêmica no meio religioso e entre a intelectualidade brasileira, e teve conseqüências para a mãe-de-santo Riso da Plataforma. A partir de fontes documentais, pesquisa de campo das memórias vivas, levantamento de material iconográfico, e bibliografia original e inédita, essa pesquisa analisa o fato midiático do enfrentamento entre as duas revistas na documentação fotográfica do ritual de iniciação no candomblé sob os vários pontos de vistas de seus atores.

Milton Guran, do texto de apresentação do livro

Imagens do Sagrado – Entre Paris Match e O Cruzeiro nos traz uma significativa contribuição para a construção de uma metodologia de trabalho que alia técnicas de reportagem jornalística às melhores práticas de pesquisa de campo da antropologia. Partindo de um conflito de interesses e disputas jornalísticas que abrangeram tanto questões éticas quanto comerciais, Fernando de Tacca colocou na boca da cena, com status de atores principais, personagens que até então funcionavam apenas como objetos de curiosidade. De seres exóticos, esses personagens e, através deles, o próprio culto, passaram a sujeito e interlocutores graças às entrevistas e, sobretudo, à leitura acurada das imagens publicadas.

O público-alvo são fotógrafos, estudantes e graduados em Comunicação Social, Cinema, Artes Visuais, História, Ciências Sociais e outras áreas que utilizam a imagem como linguagem e ferramenta.

Serviço:

Lançamento do livro “Imagens do Sagrado”, e uma palestra com o fotógrafo, professor, pesquisador e escritor, Fernando de Tacca, Dr. , livre docente da Unicamp – SP.

Data: 04 de setembro de 2009

Horário: sexta-feira, as 19hs

Local: Centro Cultural Solar do Barão – Sala Scabi – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533

Para mais informações e inscrições:

http://www.institutoidd.com.br

E-mail: atendimento@institutoidd.com.br

Telefone: (41) 3333-3668

Fonte: Paralelo Centro de Artes Visuais