25 de novembro de 2009

Le Progress


Foto: Janine Chalavon

Até que deu uma pequena repercussão a exposição em Lyon, no dia da vernissage tinham dois jornais locais cobrindo o evento. A sra. Janine, jornalista do Le Progress, foi muito bacana e não só fez um entrevista interessante como pediu para fazer esta foto que aparece no site do jornal. Achei muito bacana ver aquela senhora com uns 60 anos, trabalhando, firme na reportagem...escrevendo e fotografando...na hora do clique ela dirigiu a cena com muita atitude, foi interessante.
Ta aí o resultado...
Continuo postando mais algumas coisas sobre esta passagem em breve.


Agradeço a todos que têm visitado o blog e dividido deste momento super especial para mim. Obrigado pelo apoio.

Abraço,

18 de novembro de 2009

Um pouco mais da trip

Após alguns dias conturbados voltando à vida normal, me desligando de um sonho francês, senti a necessidade de escrever um pouco sobre a experiência. Mas prometo que volto postando mais algumas fotos na sequência, também estou muito curioso em ver as imagens em Tri-X. Aliás, aqui explico um pouco sobre como produzi nestes dias na França. Carreguei sempre dois corpos, um digital (D90) do amigo Fábio Davini por poder filmar também, e a minha velha e amada FM2. Na digital eu praticamente só fotografei em cores e muito com a olho-de-peixe, 16 mm, por estar direto em cima da bike (le velo), o que resultou em imagens mais dinâmicas e até loucas quase sempre em movimento. Já com a analógica eu só fiz em preto-e-branco me focando mais no cotidiano do povo francês, tanto em Paris quanto Lyon.
Paris me pareceu realmente muito bonita, turística e comercial, os pontos mais legais da breve passagem foram a visita à Maison Européenne de la Photographie e a Fundação Henri Cartier-Bresson, dois lugares que mexem com o espírito fotográfico de qualquer um. Na Maison pude conferir com minha amiga Katiê Müller a exposição sobre o grande editor Robert Delpire, editor do clássico Les Americains (The Americans), do fotógrafo Robert Frank. Onde estavam expostas, também, cópias originais recontando o início do processo fotográfico e a coleção completa do Photo Poche.
Já na fundação, vimos a exposição do fotógrafo alemão August Sander, com cópias originais do autor, maravilhosas!! Depois jantamos tomando um vinho que jamais vou esquecer, foi tão bom que saí fotografar madrugada adentro e a temperatura estava perto dos 5º C...


MEP, Paris, 2009

Original do Mestre, MEP, Paris, 2009

Sem comentários...aqui o coração bate forte!!

Ver, observar e pensar. Expo August Sander, MEP, Paris, 2009

Seguem os links:

Maison

Fundação

Photo Poche

Abraço,

11 de novembro de 2009

Vernissage na Maison de l'amerique Latine

Algumas imagens desta noite muito especial para mim. Encontrei grandes pessoas.





Stephan, o meu guia e ajudante no dia da montagem, imaginem a figura!!









Aproveito o blog para postar algumas fotos de hoje.












Abraço, amanhã tem mais...
Atrasadas...Paris!!













O outro dia...

Ontem foi o dia da vernissage, tudo acontece de uma maneira bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, e isso foi uma grande lição!! Conheci pessoas de muitos lugares, muitos brasileiros e alguns franceses que moraram no Brasil.
Acho que o resultado foi positivo, apesar do frio e da chuva que fez na noite de ontem. Depois do evento fomos tomar uma cerveja num bar bem underground, diferente do que se imagina para França, pelo menos assim era para mim. Mas não bebi muito não, ha ha ha, é caro viu!!!!
Tive problemas para descarregar as fotos do cartão, por isso não postei mais nenhuma, mas vou fazer isso assim que possível.
Agora vou sair fotografar aqui em Lyon, feriado nesta quarta, onde celebram o fim da Guerra, depois vou à uma exposição no Musee des Beaux-Art de Lyon. Amanhã quero ir à Bienal de Arte Contemporâneo que ta rolando por aqui.

Abraço a todos, e obrigado àqueles que torceram pelo sucesso de meu trabalho aqui!!

Au revoir!!

9 de novembro de 2009

Enfim, Lyon

Hoje acordei bem cedo em Paris e fui conhecer uma típica manhã francesa. Assim que eu desci do pequeno edifício de 4 andares, sem elevador como tudo,
eu encontrei umas crianças e jovens na esquina a da viela. Percebi o movimento dos pais, professores e alunos. Como não tinha muito tempo para fotografar por ter que ir pegar o avião para Lyon, me foquei em duas esquinas, e fiquei registrando o cotidiano da segunda-feira parisiense.

Paris, uma pequena grande volta!!

No domingo acordamos super tarde, e estava completamente virado por causa do diferente fuso horário. Fui diretamente para a Maison Europèenne de La Photographie, no centro da cidade, sempre guiada pela amiga e fotografa Katiê Muller. Conferimos a incrível exposição do famoso editor francês Delpire, Robert Delpire, que editou muitos livros, indicou muitos trabalhos para as principais revistas francesas, que foi o grande responsável pelo projeto do Centro Nacional da Fotografia e foi o editor do lendário The Americans, do fotógrafo Robert Frank.Três andares com o melhor da fotografia mundial editado pela fera; para terem uma idéia, está exposto toda a coleção Photo Poche (do CNP), os principais livros e ilustrações editados, fotógrafos revelados e uma projeção com a série Les Contacts. Depois fomos para a Fundação Cartier-Bresson, ver a histórica exposição sobre o fotógrafo alemão intitulada August Sander: voir, observer et penser.
E a noite, sem tempo para descanso, saí vagar e fotografar pela bela e romântica Paris.
Algumas imagens destas “aventuras fotográficas”.

8 de novembro de 2009

França, première impression!!



Minha chegada a Paris foi emocionante, como deve ser para a maioria das pessoas. Às 14 hs deste Sábado dentro do aeroporto peguei o trem para a estação Chantelet, no coração de Paris, onde mora minha amiga fotografa Katiê e seu companheiro Yannis. Ela me orientou que ficasse do último vagão, pois ficaria mais fácil de nos encontrarmos, assim o fiz. Na segunda estação seguinte, sobem dois caras com caras de árabes, tomando cerveja, e sentam-se no banco ao lado. Quando inesperadamente desembrulham e preparam umas carreiras de cocaína e um deles começa a cheirar. Pensei, dancei, vai sobrar para mim e vou perder o meu equipamento logo na chegada. Por Deus não foi o que aconteceu.

Já na estação, Katiê me aguardava, então seguimos para o apartamento. Jantamos e saímos dar uma volta. E que volta, a pé fomos até o Louvre, dali seguimos andando até um ponto de ônibus. Tinha muita gente na rua, mas esse não é o problema, o fato é que as calçadas são muito estreitas e o fluxo fica bem comprometido, principalmente no sábado à noite. De ônibus fomos até a Torre Eiffel, que ontem à noite parecia em um dia especial, pois estava com uma iluminação que até os franceses estavam parando seus carros para ver e fotografar. Como na foto deste post, que fiz com o Iphone, pois as outras várias (2 filmes) eu fiz em filme p/b.

Hoje, domingo, vamos até a Maison Europene de La Photographie...esta visita será como que realizar um sonho!!

Tenham um bom dia,

Au revoair!!

4 de novembro de 2009

Exposição no ZOOM BRASIL



Após um pequeno período de ausência, volto com uma série de post que acontecerão nos próximos dias. Esta série tratará de um tema que de certa forma estava longe de ser planejado, mas o destino se encarregou de promover.
Em Julho deste ano, enquanto passava por problemas de saúde na família e andava questionando tudo e todos, quase rabugento (minha mulher que o diga), recebi uma mensagem de um amigo, o Jonathan, convidando-me para realizar uma exposição no Festival ZOOM BRASIL durante a semana da Consciência Negra, em Lyon, na França. O convite já havia sido feito em 2004, mas por diversos motivos achei melhor adiar a minha primeira exposição individual internacional. Este ano a coisa não foi muito diferente, achei que a oportunidade ia passar mais uma vez, quando me dei conta que as oportunidades não batem na nossa porta duas vezes. Mas na minha bateu, então, eu tinha que aproveitar.
Alguns empecilhos como falta de grana, pra variar, se colocaram à frente, mas decidi encarar o desafio e seguir em frente. Senti aquele frio na barriga da responsabilidade de reeditar as fotos sobre a celebração de Iemanjá, que documentei por 5 anos na praia de Arembepe. A sensação é a mesma da primeira exposição individual.
Após o acerto da passagem e a renovação do passaporte, comecei a acreditar que as coisas conspiravam para eu estar presente na abertura de minha exposição. Assim, tentarei dividir os momentos que se passarão ao longo destes 10 dias em que passarei por Paris e depois Lyon.

Agradeço aqui o apoio da minha família, principalmente a Cri e a Mahaila, dos amigos, principalmente nas figuras dos camaradas Leandro Taques, pelo insistência em me convencer que eu deveria ir à França, e Ricardo Rossi, que desta vez assume a produção do material de divulgação.


www.zoombrasil.com

Au revoir!!