10 de março de 2010

Curitiba que passa

Curitiba, 2010

Há algum tempo venho pensando neste assunto, o que não é nenhuma novidade, mas quando vi esta imagem, feita ali pelo Alto da XV, senti um impulso de comentar e dividir algo tão comum na nossa cidade. Além do movimento de qualquer capital, a distância das pessoas me deixa cada vez mais impressionado!! Tenho percebido que algumas pessoas vêm do interior ou de outras cidades e ao invés de mudar o nosso jeito curitibano, acabam ficando como muitos de nós. Calado...para que o vizinho não invada o seu espaço. E percebo isso também quando pedalo, as pessoas não dividem, não compartilham desta condição de igualdade, seja pela consciência da necessidade do exercício físico ou pelo bem do planeta. Diferente dos "motoqueiros" que se cumprimentam e até abusam da sua união.
Por isso penso, quem são estas pessoas, para onde vão? Porque vejo tão pouco delas? Sempre em meio aos objetos, quase escapam do meu disparo!!
Continuo imerso neste contexto sem entender muito bem o que se passa!!

6 comentários:

  1. pois é! os campineiros são também um pouco assim, e, além do mais, são meio pernósticos. E eu que fiz um curitibano e dois campineiros!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas visitas Ayde, quero ver os resultados das inspirações fotográficas!!! Não sabia sobre os campineiros...ve se "quebra" estes corações!!

    ResponderExcluir
  3. E AI VELHO !!! A HUMANIDADE ESTA APAVORADA COM A VIOLENCIA URBANA E O MEDO ESTA ESFRIANDO OS CORAÇÕES DAS PESSOAS , SENDO ASSIM ACABAMOS NOS DISTANCIANDO POIS NUNCA SABEMOS QUEM MORA AO LADO.
    DEVEMOS PEDIR A DEUS PARA NOS ILUMINAR E ENCHER NOSSOS CORAÇÕES DE AMOR !!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo meu velho, como dizia meu avó, assino em baixo!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente sinto muito isso aqui em Ctba tbm... infelizmente. E eu como uma boa paulistana que sou, sinto que estou me fechando um pouco, de tão "mal tratada" que sou por aqui rs... mas é o que dizemos aqui em casa, o melhor mesmo é tentar colocar outro astral por aqui e não se condicionar a isso. Mas que é contagioso, é. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Logo que cheguei em Curitiba percebi que o povo daqui , as pessoas nas ruas são fechadas, "antipáticas" e um tanto quanto mau-humoradas, tem um jeito curitibano de ser. Eu venho de uma cidade pequena onde todos se conhecem,sabem da vida um do outro, cumprimentam-se... Como quem vem para cá com hábitos diferentes misturam-se nessa multidão o que resta a fazer é adaptar-se a maioria. Percebi que acabei pegado algumas manias típicas daqui, como: levar sempre blusa de frio e guarda-chuva, etc. Talvez não adiante, cada população, dependendo de diversos fatores, possui suas caracteristicas, quem vem de fora deve procurar manter um pouco de seus hábitos, embora o modo de vida influencie.

    ResponderExcluir