27 de janeiro de 2010

Haiti. Janeiro 2010.

Acho que todos deveriam conferir o ensaio do fotógrafo francês Frédéric Sautereau, Haiti. Janeiro 2010. sobre o desastre que todos sabemos as proporções.
O fotógrafo fez parte de recém extinta Oeil Public.



http://www.fredericsautereau.com/reportage_1_85_2_0_Haiti.

26 de janeiro de 2010

O curso foi show de bola!!!!


Foto: Felipe Zielonka/FAZMIDIA

Na última semana estive em Telêmaco Borba realizando, através da Photographus e da FAZMIDIA, o Curso Básico de Fotografia. Foi super bacana, tivemos 13 participantes que receberam as primeiras técnicas fotográficas, as quais num primeiro momento parecem muito mais que básicas. Após as aulas teóricas, entre os dias 20 e 22, no sábado, dia 23, saímos para uma aula prática, primeiro no bairro Harmonia e depois em Telêmaco mesmo. À tarde, vimos as fotos produzidas e comentamos sobre os resultados. Pelo jeito o pessoal ficou bem entusiasmado e outros cursos devem acontecer pela frente.
Obrigado a todos os participantes, estamos em contato.


Veja a lista dos participantes:
Ana Rita da Silva
Ardson Lellis
Elias Duarte Guedes
Geremias Alves Junior
Lauana Andretti
Luís Fernando da Cruz
Luiz Fernando da Silva
Paola Domingues
Ricardo Cardoso
Simone G. Camargo
Thiago Jangada
Vanessa Aparecida Adami
Victor Miranda

Abraço a todos,

19 de janeiro de 2010

Curso de Fotografia em Telêmaco Borba


Após 5 anos retorno com a proposta de realizar uma atividade fotográfica nesta cidade na qual vivi minha infância e na qual tenho parte dos meus familiares. A idéia surgiu através das novas iniciativas propostas por Felipe Zielonka, proprietário da FAZMIDIA, em realizar algumas atividades que promovam a comunicação e a cultura na cidade. Assim, aceitei o desafio de criar um curso onde possamos falar da linguagem fotográfica buscando uma reciclagem visual, necessária tantos para amadores quanto para profissionais, sem deixar de lado a parte técnica que funciona como ferramenta fundamental para o desenvolvimento. Acredito que participar de um curso traz um ganho de tempo incrível, pois muitas pessoas se aventuram pela fotografia como autodidatas, o que não é errado jamais, mas que estende as fases do desenvolvimento. Até porque, hoje, está radicalmente inserida no meio familiar e social. "Não tirar fotos dos filhos, sobretudo quando pequenos, é sinal de indiferença paterna, assim como não comparecer à foto de formatura é um gesto de rebeldia juvenil...Em época recente, a fotografia tornou-se um passatempo quase tão difundido quanto o sexo e a dança...", complementou a autora Susan Sontag, em Sobre a Fotografia.

Sobre o curso:
Dias 20, 21, 22 e 23;
-evolução histórica;
-técnica fotográfica;
-composição;
-técnica fotográfica;
-aula prática e análise das fotos;

Local: Acitel

Info: 42 3272-4130 e 41 9917-2030

Abraço,

16 de janeiro de 2010

Adeus à Dra. Zilda Arns

Uma singela homenagem à esta ilustre senhora.
Se todos fossem iguais à você!!
























Abraço,

12 de janeiro de 2010

Pequenos grandes notáveis!!


Surfers Paradise, Austrália

Sabe o que estes dois figurinhas, Spencer Jeans, 9 anos, e Jake Satherley, 8 anos, fizeram na Austrália???
Resgataram um "tiozão" que estava se afogando!!
Como fui criado sempre perto do mar e comecei a surfar desde cedo, sempre defendi a idéia de que quem tem uma prancha presa ao pulso ou ao tornozelo, corre um risco muito menor de acidentes. Também já vi muito surfista salvando gente no mar, normalmente aquelas pessoas que não conhecem o mar, ou não respeitam, que bebem muito, ou obviamente não sabem nadar. Agora, dois fugurinhas de 9 e 8 anos resgatando, eu nunca soube de nenhum caso!!! Fantástico!!
Os dois meninos participam de um programa que formas futuros water and ironman's. Quando teremos isso no Brasil? Natação ainda é esporte de rico!!
Surf como o esporte do espírito!
Viva os salva-vidas! (em homenagem ao meu camarada Emerson Miranda)

Abraço,

Fonte: goldcoast.com.au

8 de janeiro de 2010

Vida de fotógrafo!!

No Rally Dakar 2010, rolando pela América do Sul, já teve alguns acidentes, como sempre é sabido, mas este ano quem foi junto com os fotógrafos brazucas foi a tal BRUXA!!! Tom Papp conhecido meu por fotografar os rallys da Mitsubishi e o Doni, (Donizete Castilho) conhecido do meio, foram "atropelados" nos últimos dois dias. Papp levou a pior e teve que ser hospitalizado, já Doni não teve grandes ferimentos, só comprometeu seu equipamento.
Ainda bem que este ano eu estava surfando em Floripa!!!!

Mais:
http://www.webventure.com.br/coberturas/dakar2010/conteudo/noticias/index/id/27375

http://www.webventure.com.br/coberturas/dakar2010/conteudo/noticias/index/id/27335?pag=1

Abraço,

5 de janeiro de 2010

Abrindo 2010!!


Areias, Campeche, 2010

Desde pequeno minhas férias foram na beira do mar, ou melhor, dentro do mar!! Fosse surfando, pegando jacaré, fotografando...este ano não poderia ser diferente. Fiquei monitorando a ondulação, tecnologia dos dias de hoje, pela internet. Dia 31 a ondulação encostou no litoral de Santa Catarina, e aproveitei muito nos dias 01 e 02. Boas ondas, sem muita gente e com sol, oh beleza!! Então só consegui fazer esta foto, aliás o surf é um esporte que fotografei muito pouco, pois sempre preferi surfar a fotografar!!!
Esta imagem me faz lembrar dos tempos em que eu via os vídeos do Pepê, Rico e outras feras do Rio e das fotos da Fluir, com Dadá Figueredo, Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Potter, Egan, Carrol e Tom Curren, que aliás fotografei em Curitiba com a sua banda no início da minha carreira, uma honra!!!
Aloha, um ótimo 2010 a todos, estamos voltando a ativa!!
Abraço,