31 de outubro de 2008

CURITIBA E FOTOGRAFIA

Sem grandes pretenções gostaria neste pequeno texto reafirmar a posição e condição positiva da fotografia em nossa capital. Num churrasquinho, ontem, "inauguração" da casa de um casal de amigos fotógrafos, não poderíamos deixar de falar do nosso motivo de trabalho e existência, hoje. E recordamos sobre as exposições fotográficas que a conteceram nos últimos dois anos creio, sem uma ordem gostaria de lembrar algumas que por aqui passaram. Pierre Verger, na casa Andrade Muricy, Rosa Gauditano e sua documentação sobre os Xavantes, a exposição da Word Press Photo no Unicenp, Roberto Linsker e o Mar de Homens, German Lorca com Fotografia e Memória, e a Contribuição Alemã à Fotografia, talvez a melhor de todas!!! Deixei de enumerar várias outras, menores, mas não menos valorozas.
Diante de tanta coisa boa, uma coisa me incomoda, de certa forma, cadê a grandes exposições de fotógrafos paranaenses, ou cadê os grandes fotógrafos paranaenses e suas exposições. Por vivência própria e pela opinião de alguns amigos e conhecidos, penso sobre as políticas de incentivo e a relação destas com a fotografia. Na lei do mecenato deste ano, em artes visuais apenas um projeto aprovado na categoria iniciante, já na não iniciante, vários projetos, grandes autores, merecedores, de certa forma, mas a lei já pode mudar de nome né...logo precisaremos da lei de incentivo e da lei da cotinuidade, ou da sobrevivência, pois hoje como viabilizar trabalhos sem as leis?!!

Um comentário:

  1. É a gente que tem que fazer alguma coisa pra mudar! Eu, que to estudando e começando na fotografia hoje, sei que vou ter que conquistar não só meu espaço no mercado, mas ajudar a conquistar o espaço da fotografia em geral no mercado.

    ResponderExcluir