31 de março de 2009

CAP in NY


Central Park, 2000

Apesar desta história ser de contra gosto de alguns, vou relembrar pela experiência vivida. No começo do ano 2000 foi divulgado através do programa Manhattan Connection que o jornal New York Times estava promovendo a construção de uma cápsula do tempo, para que dentro dela fosse, colocados produtos que representassem a sociedade do século XX. A iniciativa do jornal norte-americano não era original, existiram outras tentativas de guardar "pistas" de nossa sociedade, mas tiveram muitos detalhes que mereceram destaque na mídia internacional. Os objetos ficaram expostos no Museu de História Natural e depois foram colocados na cápsula desenvolvida pelo grande arquiteto Santiago Calatrava.
Por aqui a bomba estorou e foi um corre corre danado, pois a camisa do uniforme do Clube Atlético Paranaense foi o objeto escolhido para representar o "avanço" naquilo em que o brasileiro é mais reconhecido, o futebol. E na época meu primo Nilo Biazzetto Neto e eu fomos enviados pelo clube para cobrir tal fato, o Nilo como fotógrafo e eu como repórter, pois eu era o jornalista da dupla e estava com o inglês bem em dia. Passamos uns 12 dias levantando as informações e documentando o ocorrido. Tínhamos a missão de criar imagens com a camisa do clube, com temas que remetessem ao rubro-negro, enfim, imagens que foram usadas na campanha do clube no início da década. E parece que o plano do clube deu certo, pois conseguimos conquistar o título nacional em 2001.
É lógico que entre uma entrevista e uma visita, eu sempre estava dando alguns cliques. Os resultados estão aí...este era um figura que abordamos no Central Park, quando dissemos que éramos do Brasil ele sorriu e disse que já tinha morado no Rio de Janeiro, levamos sorte e podemos abusar do "modelo" para fazer uma boa foto!!

Para saber mais, clique em:
http://www.amnh.org/exhibitions/timescapsule/introduction.html

Para os atleticamos, clicar em:
http://www.atleticoparanaense.com/historia/linha_tempo/index.php?strIdFatos=8

É lógico que enviaram dois atleticanos para cobrir a notícia. Bem ou mal, um dia fiz parte da história do clube.

Abraço,

6 comentários:

  1. Estou imensamente feliz que, enfim, você tem tempo para publicar sua arte. Agora que entrei no mercado, sei como é difícil encontrar tempo para o coração.

    Adorei a foto e a composição.

    Programe sua exposição.

    ResponderExcluir
  2. André, muito bacana a história. Eu desconhecia este fato. Amanhã vou com minha surrada camisa do atlético só por conta disto... hahahaha. Bom saber.

    Vou linkar teu blog ao meu.

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá André,
    que bacana ter acompanhado isso de perto. Naqueles tempos, idos, eu acompanhava de perto o Furacão. Uma pena, mas meus dias de Arena ficaram para trás.

    Legal saber dessa tua história.

    Um grande abraçO,
    Rafael Urban

    ResponderExcluir
  4. Odeio o atlético..haha
    mas essa foto é mto linda...parabéns meesmo!!

    ResponderExcluir
  5. Eu realemnte não sabia nesse projeto do New York Times. A foto esta realmente muito boa. Apesar de não ser fã desse rubro negro. Ela é bem diferente das fotos que se encontra nas propagandas dos times de futibol.
    Muito boa historia tambem. Deve ter sido incrivel ter a esperiencia de sair por ai fazendo fotos assim.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos que têm visitado o blog e ainda mais deixado suas opiniões, pois até os não atleticanos gostam da foto e da história.
    Abraço,

    ResponderExcluir