22 de março de 2009

Exibição não planejada

Há algum tempo estou querendo "publicar" algumas fotos, aquelas que estão perdidas, sem fazerem parte de um projeto, ensaio, ou job. Acredito que a grande maioria foram feitas na vivência do cotidiano simplesmente exercitando o olhar, administrando as "observações", fotografando.
Desejo nos próximos dias, sem compromisso de prazos e períodos, dividir alguns momentos e contar algumas histórias. Tenho visitado o "blog do pedrão", do grande Pedro Martinelli, e senti vontade de usar o espaço que a internet nos viabiliza para "expor". Espero que todos participem e comentem esta série, que também tem o objetivo de provocar e aprender!! E como disse o Prof. Oswaldo, na sua exposição, que ainda está na Omicron, não estou preocupado com o contemporâneo!

Parte I

Guaraqueçaba, 2001

Este retrato foi feito quando eu estava querendo a qualquer custo provar para mim mesmo que eu era um "fotógrafo documental", ou que pelo menos levava jeito para a coisa. Então, junto com meu amigo Linus, o Bill, marcamos de ir para Guaraqueçaba e acompanhar o dia-dia dos pescadores locais, mas não todos, apenas os que praticavam a pesca artesanal. Conseguimos contato com este senhor, que sinceramente não lembro o nome (primeira falha do aspirante a documentarista), e passamos alguns dias acompanhando a sua rotina. Saindo bem cedo, voltando no final da manhã, quando o dia tava ruim, ou só à noite para render a viajem. Pesacavam normalmente com algumas redes, onde mar afora eram puxadas lentamente por dois pequeno barcos, em formato de "U". Os outros barcos iam arremessando suas poitas de maneira a afujentar os peixes para dentro do cerco, como a maioria dos métodos de pesca artesanal.

Até a próxima,

4 comentários:

  1. Oi André! gostei da foto! espero as próximas... bjbj

    ResponderExcluir
  2. Olá professor!
    Conheci o blog hoje e isso me fez lembrar de um concurso que está rolando no Paraná Online de fotos sobre Curitiba, em comemoração aos 316 anos da cidade...
    É só entrar no site a baixo e conferir:
    http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/359509/

    ResponderExcluir
  3. Grande André...

    Hoje resolvi entrar no seu blog...não fiquei nem um pouco surpreso com a qualidade das fotos...

    Parabéns...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. muito bonitas as fotos, com os relatos fica mais bacana ainda..

    ResponderExcluir