23 de maio de 2009

Arembepe - Bahia

Nunca imaginei que teria uma ligação tão forte com uma cidade como a cidade baiana de Arembepe. Por ter desde pequeno a influência nordestina de minha família materna, por isso do Farias no meu nome, originário de Alagoas, sempre me identifiquei muito com o nordeste, principalmente com os costumes e pela maneira de ser do povo, presença forte na figura de meu avó Dóla. Pintor, extremamente calmo e equilibrado, passava horas pintando sem falar muita coisa, e quando falava, era sempre com piadas e gozação. Assim, eu passei muito tempo de minha infância, sentado ao seu lado vendo-o pincelar.
Esta identificação com o nordeste esteve inerte por algum tempo desde que o Seu Dóla faleceu. Um dia, por vontade de produzir uma trabalho fotográfico documental, enveredei pro lado da Capoeira, e conheci o grande mestre angoleiro Lua de Bobó. Filho de pescador, este arembepeiro criou-se nas areias da praia, mas menino mudou-se com a mãe para Salvador. O conheci na capital soteropolitana, praticamente fechando a academia onde ele e seu mestre estiveram por cerca de 30 anos. Sua vontade foi contruir uma nova academia, agora em sua terra natal, foi esta história que acompanhei durante alguns anos entre os angoleiros.
Um dia o Mestre Lua convidou-se para fazer uma exposição com as fotos que eu vinha produzindo sobre a comunidade local, através da Festa de Iemanjá, e quando eu estava preparando um texto para compor a mesma, descubro que Arembepe significa "aquilo que nos envolve". Passei a entender porque muitas pessoas passaram por estas bandas e sempre guardam boas recordaçãoes
do mar, da aldeia hippie, do povo, do lugar.












Abraço, bom final de semana!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário