9 de maio de 2009

Mais de Cachoeira

Cachoeira é uma das mais tradicionais cidades do Recôncavo Baiano. Cortada pelo Rio Paraguaçú, uma ponte de ferro, antiqüíssima, liga a cidade a outro município incrível, São Felix.
Como estas cidades fazem parte da cultura popular, nas mais diferentes formas, lendas, músicas, cordéis, ouvi muito sobre elas nas rodas de capoeira, principalmente quando falavam dos antigos mestres que viam do interior para demonstrarem suas habilidades na cidade de São Salvador. Senti a necessidade de por ali passar e absorver mais da cultura e entender melhor suas expressões. É uma viajem no tempo, até certo ponto provocativa, pois a carência social e a falta de planejamento urbano fazem sofrer quem ali vive, mas mantém os ares do passado.
Acredito que por fotografar muito tempo em preto-e-branco no universo da capoeira angola, e também pelo meu imaginário estar formado de forma colorida pelas influências literárias e musicais, principalmente, não vi outra forma de fazer estes registro que não coloridos.


"A Bahia tem um jeito que nenhuma outra terra tem(...)
Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!"
Dorival Caymmi






Como nem tudo são flores na Bahia...




Abraço, até...

6 comentários:

  1. Otávio Fernando10 maio, 2009 03:37

    Gostei do teu comentário André, e concordo com sua escolha. A Bahia é única em sua composição,a originalidade é presente em todas as suas arquiteturas e suas cores, como se retratassem o espírito e a alegria de seu povo.

    Abraço André.

    ResponderExcluir
  2. André,
    Achei muito legal o fotógrafo inserido na obra, naquela foto do caldo de cana...
    E fiquei curiosa:
    o que esses cavalos estão comendo?
    Abço, Mônica.

    ResponderExcluir
  3. Oi Odil, Oi Mônica!!
    Então, que bom que gostou, temos curtido suas telas aqui viu, a cri tem adorado e eu estou impressionado com a "luz", com as luzes!!
    Os cavalos estavam comendo mangas e pareciam estar se deliciando.
    Obrigado pelas visitas,
    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Jessyca Milene Cardoso Blog Idéias20 maio, 2009 21:33

    Confesso q sou fã de fotos em PB..
    Mais estas fotos em especial ficaram lindas em cor, pois a bahia e Colorida neh..

    Parabens Andre ..

    adorei em especial a fotografia dos predios coloridos , acredito eu que do Pelorinho..

    Lindas. e coloridas..alegres,,,,.

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é jorge dos santos sou o proprietário do caldo de cana.. gostei muito da foto muito obrigado pela imagem.. caldo de cana esperança.
    cachoeira bahia..

    ResponderExcluir
  6. Opa Jorge, que honra tê-lo visitando meu blog! Que bom que gostou da foto, um dia eu volto e me apresento a vc!! Abraço amigo!!

    ResponderExcluir