16 de abril de 2009

Cultura?



Achei vergonhoso entrar no site da Gazeta do Povo, entrar no Caderno G e não ver nada sobre o lançamento do livro do fotógrafo paranaense João Urban. Sei que há uma matéria no site, mas este "caderno"de cultura está muito fraco, a gente entra na página e só tem material de release das grandes indústrias, produtoras e gravadoras. Cadê a independência deste jornal? Cadê as reportagens? cadê os bons jornalistas que entendem e sabem fazer cultura? Já não é hora de termos um caderno que produza cultura, ao invés de reproduzir (ctrl c, cltrl v) releases de shows e filmes?!!!!!
Um trabalho de anos, de um artista, fotógrafo reconhecido iternacionalmente, mas que é divulgado tratado como qualquer outro release. Imaginem nós pobres normais, quando teremos espaço com nossos trabalhos.

8 comentários:

  1. ja faz tempo que nem tento encontrar algo interessante no caderno g, me parece que nao tem gente qualificada para escrever e ai eles ficam copiando e colando release, vergonhoso! O que impera nesse caderno de cultura eh fofoca de novela, divulgacao de shows no Master Hall e soh!!!

    ResponderExcluir
  2. Falta uma coluna inteira de notícias no print screen do site. Por quê?

    ResponderExcluir
  3. apagou o meu comentário, né amigão? Nem tenta apagar o post que eui já tirei print.

    ResponderExcluir
  4. Zielonka, quando não temos certeza das coisas, é melhor ficar quieto. Segue a matéria do João Urban, publicada na quinta-feira (16).

    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=877629&tit=Vinte-anos-de-cliques-na-Serra-do-Mar

    Boa leitura, e que seja sem vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Caro Zielonka. É louvável uma tentativa como a sua, de criar um boato para gerar um borburim, e com isso, talvez, enfatizar a falta de comprometimento dos meios de comunicação curitibanos com as expressões artísticas aqui realizadas. Porém, como já dizia minha sábia avó, "macaco que muito pula, leva chumbo na bunda".

    Tentativas como a sua, ao invéz de cumprir com seu objetivo, o qual eu espero que seja o que escrevi acima, apenas enfatizam o estereótipo do curitibano provinciano e arcaico.

    Espero que como pessoa culta que é, afinal seu perfil diz que é fotógrafo e professor, você não espere com esse post gerar uma publicidade gratuita, na base do "falem bem, falem mal, mas falem de mim".

    ResponderExcluir
  6. Bem vamos lá, primeiro quero agradecer estas pessoas que têm participado do blog com suas opiniões e críticas, para isso ele foi criado. Segundo, gostaria de dizer que é triste, para não dizer outra coisa, as pessoas que fazem críticas, observações e até elogios, sem se identificar. Principalmente quando estes seres que normalmente se acham "superiores" querem levar as coisas pelo lado pessoal.
    À você Aldrin, meu ex-aluno, te desculpo pela grosseria e repito algo que sempre falei em sala de aula, quando achamos que um degrau é o topo da pirâmide, cuidado, você pode parar de crescer e sinceramente não desejo isso a ninguém. Complemento dizendo que você também não leu o post direito, pois eu sabia que havia esta "matéria" feita pela Gazeta, mas não estava no caderno de cultura. Você acha que a reportagem foi digna diante da expressão que tem este trabalho?
    A questão que levantei é a falta de reportagem e a sobra dos compromissos com os releases!!
    Para complementar, se falta alguma coluna no print screen que publiquei da página, foi um típico exemplo do tais ctrl c - ctrl v, que geram erros!
    Finalizo dizendo que este espaço é para sim levantar as questões sem "publicidade gratuita", não preciso e não dependo deste tipo de repercussão. E se brigar pelo valores locais é ser arcaico e provinciano, assumo que sou, sem vergonha!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Caro professor, passando para elogiar o post!

    E opinando como leitora do jornal, a falta de coberturas mais completas em reportagens culturais locais, é visível em qualquer edição.
    É realmente lamentavel,abrir o caderno de cultura de um jornal com o porte da gazeta, e não encontrar nada mais abrangente, sobre o lançamento do livro de um paranense como João Urban.

    Abraço André

    =D

    ResponderExcluir
  8. Matéria do João Urban foi abre de página. Acho que ninguém aqui se deu ao trabalho de ler o Caderno G do dia 16/04.

    A mesma edição trouxe matéria sobre o filme rodado em Curitiba "Estômago".

    Na Gazeta Online nenhuma das matérias destacada na capa foi reprodução de release - prática proibida pelo jornal.

    Outra questão, que foi mencionada acima e chama a atenção, é que uma coluna site ficou oculta na reprodução do post, o que desautoriza o debate, a crítica e coloca em dúvida a real motivação do autor.

    De qualquer forma, o e-mail leitor@gazetadopovo.com.br permite manifestações como essa em um canal direto com a redação.

    ResponderExcluir