9 de abril de 2009

Parte X - Lavagem do Bonfim


Senhora, Lavagem do Bonfim, 2002


Oferenda, Lavagem do Bonfim, 2002

Esta foi a primeira vez que fotografei a lavagem. Já tinha ouvido falar muito da cerimônia e participar como fotógrafo deve ser bem diferente de outras experiências. Acho que era dia 17 de janeiro, acordei bem cedo e fui logo para a frente da Igreja da Conceição da Praia, bem perto do Mercado Modelo, ponto da turistada. A caminhada sai deste ponto e vai até a Igreja do Bonfim, entre curvas e subidas são 8 km de distância. Fui acompanhando o cortejo, fotografando tudo, quase louco, me controlando para não torrar os rolos de filme logo nas primeiras quadras. A gente não pára de ver aquelas "figuras", gente de todo tipo e demonstrando sua fé das mais diferentes e esquisitas maneiras. Quando cheguei à igreja onde são lavadas as escadarias, estava muito cansado, o sol estava implacável!!! Foi quando procurei ficar embaixo do palco que havia ali e encontrei esta senhora, que gentilmente perguntou se eu queria um pouco do que tinha trazido na bolsa para almoçar, fiquei emocionado, gente simples, que sempre me toca o coração. Fiz várias fotos ali, das baianas, de uma roda de samba, o pessoal no bar...quando resolvi voltar. Pensei vou voltar a pé, retornei uns 200 mts e dou de cara com o bloco dos Filhos de Gandhi, não deu outra voltei com os caras!!! Passei mais um tempo ali na frente da igreja, lembro que quando parei, deveria ser umas 2 da tarde, tomei um refresco e comi uns 3 acarajés, daqueles tipo "Jesus me chama", suicida. Ainda bem que não deu nada. Caminhei os 8 kms de volta, fotografando bem pouco, e fui pegar o ônibus para voltar para casa de uma amiga, já dentro do busão, quase dormindo, tentando me esconder do sol, pula um malandro e leva meu swatch do braço e sai andando...na cara dura!!!
Tirando o final da história, eu adorei estar ali. Me via como nos livros do Pierre Verger.
Foi demais, por isso publico mais de uma foto, pois uma é pro santo, como dizem!!!
Abraço,

Um comentário: